Os operadores de comércio exterior já contam com um espaço simplificado para realizar testes, treinamentos e adaptar seus sistemas antes da operação do Novo Processo de Exportações do Portal Único de Comércio Exterior.

Criado em parceria com o setor privado, o ambiente de validação simula o funcionamento do sistema e permite que operadores integrem seus sistemas informatizados ao Portal Único de Comércio Exterior.

Dessa forma, quem usa o serviço terá acesso a todas as funcionalidades do novo sistema, que vai facilitar o teste de soluções de tecnologia da informação desenvolvidas para amparar o Novo Processo de Exportações, sem que as operações sejam contabilizadas para efeitos administrativos, tributários ou aduaneiros.

A fim de reduzir transtornos e permitir que o setor privado se familiarize com implantação do novo sistema, os usuários podem interagir com a nova ferramenta sugerindo aprimoramentos e reportando eventuais falhas.

Não há prazo para usar o ambiente de validação. Todas as funcionalidades permanecerão disponíveis para o setor privado durante todo o processo de implantação do Portal Único de Comércio Exterior.

Clique em Perguntas e Respostas para ter acesso às dúvidas mais frequentes. Outras questões relacionadas ao Novo Processo de Exportações poderão ser enviadas ao Comex Responde no mesmo assunto específico: “Portal Único Siscomex”.

Acesse o Ambiente de Validação do Portal Único aqui.

Compartilhe

UA-41503162-1